Para os amantes de queijos, alguns destinos da Europa são paraísos na terra. Você sabia que a Holanda é o país que mais exporta? O mercado de Alkmaar é um dos mais reconhecidos para encontrar diversidade e qualidade. Os ingleses possuem a sua marca na iguaria também: o tipo cheddar, um dos mais consumidos no mundo, é de origem britânica. Já a Suíça é referência mundial em queijos, com mais de 700 tipos produzidos. A Dinamarca vence no consumo, com a média de 28 quilos por pessoa ao ano, ou seja, são apaixonados por queijos.
Que tal conhecer mais sobre os queijos desses países? A Tirolez explica sobre os tipos mais clássicos e tradicionais de cada um destes países: o Gouda, da Holanda; o Cottage, da Inglaterra; o Gruyère e Emmental, da Suíça; e o Estepe, da Dinamarca.
Gouda: esse tipo possui a textura macia, sabor suave e um pouco adocicado. Versátil, o Gouda pode ser harmonizado com frutas, vinho, cerveja ou até mesmo doces e compotas.
Cottage: o queijo Cottage é o grande queridinho dos que buscam por uma alimentação mais saudável. É do tipo fresco, com sabor suave. Possui baixo teor de gordura, poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, proteínas e potássio. Assim como o Gouda, é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.
Gruyère: um dos queijos mais famosos do mundo, o tipo Gruyère ficou bastante famoso na França, mas sua origem é suíça. Sua consistência é semidura e encorpada e seu sabor é amendoado, ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.
Emmental: esse tipo possui cor amarelada, casca mais dura e tem como característica seus buracos internos. O sabor é suave e levemente doce. O Emmental é um ingrediente ideal para produzir molhos brancos, sopa, recheio de omeletes e tortas.
Estepe: produzido com leite pasteurizado, o Estepe possui uma textura semidura, sabor suave e amendoado, ligeiramente doce. Harmoniza com presunto e outros frios, frutas, como uva Itália, cereja ou pera, e geleias e pode substituir o queijo prato em lanches e sanduíches. Em comum, são todos uma delícia. Experimente!