O queijo Serra da Estrela DOP, de Portugal, deverá ser submetido em 2024 a Patrimônio Imaterial Mundial da Unesco.
De acordo com Joaquim Lé de Matos, presidente da Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela (Estrelacoop), a cooperativa já iniciou a preparação do processo de candidatura do queijo Serra da Estrela DOP, sigla para Denominação de Origem Protegida, a ser entregue para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O queijo Serra da Estrela leva consigo uma importância histórica, sendo referido, pela primeira vez, no primeiro tratado agrícola de um general romano nos séculos XI/XII. Na literatura, o queijo foi mencionado por Gil Vicente, Aquilino Ribeiro, Eça de Queirós e Miguel Torga em diversas obras.
De acordo com Joaquim, a candidatura deve ser feita durante três anos, para que, em finais de 2024, seja submetida à Unesco para avaliação. “É um processo complexo, mas estamos a trabalhar já. Estamos a dar os primeiros passos”, afirma Joaquim.
A Estrelacoop, que tem sede em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, é o agrupamento gestor da DOP dos produtos Queijo Serra da Estrela, Queijo Serra da Estrela Velho, Requeijão Serra da Estrela e Borrego Serra da Estrela.
Confira tudo sobre o queijo Serra da Estrela DOP em matéria especial na Revista do Queijo nº 4!
Imagem: Engin Akyurt/Pexels