Novas regiões de queijo artesanal reconhecidas em Minas Gerais

Os municípios de Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara foram reconhecidos como a mais nova região de queijo Minas artesanal.

O estudo foi realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), que identificou características únicas na fabricação do queijo na região, batizada como “Entre Serras da Piedade ao Caraça”. Estima-se que atualmente sejam produzidos 1,4 mil queijos por mês.

Maria Edinice Rodrigues, coordenadora estadual de queijo Minas artesanal da Emater-MG, ressalta o impacto do reconhecimento nos produtos: “Com o reconhecimento, os produtores podem colocar o nome da região no rótulo do queijo. Isso fortalece a marca e agrega valor ao alimento. Percebemos, hoje em dia, que os supermercados, casas comerciais e os próprios consumidores têm valorizado bastante esses queijos artesanais. As pessoas notam logo que se trata de um produto de maior qualidade”, diz.

O processo de fabricação do queijo, assim como toda sua história, economia, cultura e o clima foram determinantes para o sucesso do produto na região. Informações das famílias envolvidas na produção mostraram que a região Entre Serras da Piedade ao Caraça tem um queijo artesanal único, herdado desde os tempos do Brasil Colonial.

 

Imagem: Tabitha/Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*