Exposição fotográfica do Queijo Artesanal Serrano acontece em São Francisco de Paula

Mostra é realizada no Centro de Informações Turísticas do município gaúcho.

Desde o dia 4 de março, está aberta oficialmente a Exposição Fotográfica Queijo Artesanal Serrano em São Francisco de Paula/RS, que recebe visitações até o dia 1º de maio.

As imagens expostas são ampliações das publicadas no livro “Queijo Artesanal Serrano — identidade cultural nos Campos de Cima da Serra”, de Saionara Araujo Wagner, professora da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Jaime Eduardo Ries e João Carlos Santos da Luz, extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar; e Fernando Kluwe Dias, repórter fotográfico da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr). A mostra tem o objetivo de divulgar uma trajetória carregada de história, cultura e tradição.

Em 2019, o município de São Francisco de Paula aprovou a Lei nº 3.472 e elevou a produção do Queijo Artesanal Serrano à Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Com o Projeto de Qualificação da Cadeia Produtiva do Queijo Artesanal Serrano, a Emater/RS-Ascar garante a qualidade e a valorização de tal produto para famílias de pecuaristas.

Organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula e Sicoob Maxicred, o evento teve, em sua abertura, a participação de representantes do prefeito de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzolli; das secretarias municipais de Agricultura e de Turismo, Cultura e Desporto; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; da Associação Rural; do Comando da Brigada Militar; da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Serrano e demais estabelecimentos de produtos de origem animal de São Francisco de Paula/RS (Aprosãochico); do Conselho Municipal de Turismo; do Rotary Clube e do Sicoob Maxicred.

 

Imagem: Emater/RS-Ascar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*