1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul acontecerá nos dias 27 e 28 de maio

A Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre/RS, sediará, nos dias 27 e 28 de maio, o 1º Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, junto de uma feira de queijarias, oficinas e exposições fotográficas do Queijo Artesanal Serrano. Um grupo de jurados vai degustar e julgar o melhor queijo artesanal e a premiação será divulgada durante o último dia do evento.

Diversas atividades para todas as faixas etárias e preferências serão realizadas, focadas em levar entretenimento para a capital gaúcha. O acesso aos painéis técnicos é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente.

Entretanto, as oficinas requerem uma taxa de participação e todas as informações necessárias podem ser encontradas no site da Associação Gaúcha Laticinista e de Laticínios (AGL).

A Feira de Queijarias fica disposta na rua interna da Casa de Cultura, a Travessa Rua dos Cataventos e contará com produtores de queijo de todo o estado. O público terá uma ótima oportunidade de interagir e entender mais sobre a cultura queijeira dos gaúchos, além de poder comprar as iguarias.

Este será o primeiro concurso de queijos artesanais do Rio Grande do Sul e contará com um corpo de jurados de diferentes áreas que abordam os conhecimentos técnicos necessários para identificar um bom queijo.

“Chefs de cozinha, técnicos da área, jornalistas, lojistas, consultores, entre outros. São 24 jurados, a maioria deles são gaúchos, grande parte já com experiência em concursos de queijos. Vamos contar com a presença de especialistas de outros estados, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina”, comentou Danilo Cavalcanti Gomes, vice-presidente e diretor da Associação Gaúcha Laticinista e de Laticínios, entidade organizadora do evento.

O objetivo do evento é incentivar e divulgar a diversidade, tradição e inovação do setor queijeiro do Rio Grande do Sul. Assim, trará maior visibilidade às pequenas queijarias que ainda enfrentam diversos desafios, mesmo com o crescimento do setor.

“Temos 99 queijos inscritos para o concurso, sendo todos com selo de inspeção, nossa estimativa era que fosse a metade de inscrições”, conta Danilo, que acrescenta: “As atividades paralelas do evento foram ampliadas devido ao alto interesse do público para a Feira Queijeira, prometendo diversão e cultura às famílias gaúchas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*