Programa Queijos do Araripe irá beneficiar produtores de queijo de coalho da região

Nesta fase inicial, o projeto Queijos do Araripe irá atuar com 20 produtores de queijo de cidades como Exu, Araripina, Ouricuri, Bodocó e Santa Cruz, todos no sertão pernambucano.

Um produto tradicional do sertão de Araripe em Pernambuco vai receber uma iniciativa inédita, firmada pelo Sebrae-PE e pela Adepe, em parceria com o Senai-PE.

Após a sanção da Lei Estadual nº 17.673, o queijo coalho artesanal do Araripe teve seu processo produtivo, exclusivo da região, reconhecido pela legislação e, agora, os produtores do queijo de coalho do sertão podem receber incentivos e capacitações para melhorar o processo produtivo sem abrir mão das características artesanais que tornam este produto único.

Nesta fase inicial, o projeto Queijos do Araripe irá atuar com 20 produtores de queijo de cidades como Exu, Araripina, Ouricuri, Bodocó e Santa Cruz, todos no sertão pernambucano. A ideia é mapear e padronizar o processo produtivo desses empresários, com o objetivo de identificar um padrão e possibilitar o reconhecimento desses produtores pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro).

Serão feitos, também, ensaios metrológicos para averiguar a qualidade do queijo e trabalhos relacionados ao design das embalagens. Os produtores não terão custos com o programa: o Sebrae-PE vai arcar com 65%, e a Adepe com 35%. As ações seguem até o fim de novembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*