Concurso da Expoqueijo tem curadoria da EPAMIG ILCT pelo segundo ano consecutivo

Atividades do Araxá International Cheese Awards ocorreram entre os dias 27 e 30 de junho.

A equipe do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), juntamente com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foi, mais uma vez, responsável pela realização do Araxá International Cheese Awards. O Concurso, que integrou a programação da Expoqueijo Brasil 2024, reuniu queijos de diferentes partes do mundo.

A EPAMIG ILCT organiza, há 47 edições, o Congresso Nacional de Produtos Lácteos, que integra a programação do Minas Láctea, em Juiz de Fora, e, ao longo dos anos, tem chancelado concursos no Brasil todo. Para esta segunda curadoria na Expoqueijo, a equipe preparou algumas mudanças no regulamento e na definição das 42 categorias avaliadas pelo Concurso.

“Realizamos, com o apoio da Seapa, várias reuniões com o objetivo de avaliar as categorias da edição anterior e adequar o regulamento para 2024. A principal intenção foi facilitar o entendimento das categorias no momento das inscrições feitas pelos participantes do concurso, e principalmente, evitar dúvidas e erros”, explicou a professora e pesquisadora da EPAMIG ILCT, Carolina Viana.

Entre as novidades da edição de 2024 esteve a divisão do Concurso Internacional de Queijos em três diferentes fases. “Em função do expressivo número de queijos participantes, a equipe decidiu dividir o concurso em três fases, ao invés de duas como no ano anterior. A fase um classificou em ouro, prata e bronze os primeiros lugares de cada categoria. A segunda fase avaliou os medalhistas com o ouro e selecionou os 15 melhores queijos, que concorrem ao Super Ouro, na terceira fase. Para cada etapa, houve uma equipe diferente de jurados, de forma a manter a credibilidade das notas”, explicou Carolina.

O corpo de jurados contou com cerca de 200 participantes, que avaliaram queijos de leites cru e pasteurizado, de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistura de espécies. A avaliação foi baseada em critérios como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

Expoqueijo

O evento é realizado pela Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos e com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura de MG; do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, EPAMIG, Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima); além do Sebrae, dos Sistemas Faemg e Ocemg e da Prefeitura de Araxá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*