A história do Laticínios Latco é um relato de tradição, resiliência e paixão pela arte de fazer queijos, que começou com a visão pioneira de uma família no noroeste paulista e se consolidou no interior paranaense. Sob a liderança do sócio Valter Pereira da Rocha, a empresa atravessou décadas, enfrentou desafios e hoje se destaca como uma referência no setor, com reconhecimento nacional e internacional.
A relação da família de Valter com a cultura queijeira remonta à década de 1940. “Meu avô e meu pai tinham laticínios no noroeste de São Paulo e permaneceram na atividade até 1960”, relembra Valter. Em 1966, já em Cruzeiro do Oeste, no Paraná, o pai de Valter decidiu retomar o trabalho com laticínios, dando início a um novo ciclo.
Foi então que, em 4 de setembro de 1967, começaram a coletar leite na zona rural, iniciando com modestos 125 litros diários. A produção começou com caseína e manteiga, mas logo evoluiu para queijos, sendo o primeiro o queijo Prato. A partir desse ponto, a Latco nunca mais parou de criar.
Quer ler a matéria completa? Seja assinante da Revista do Queijo!