Os queijos especiais estão, aos poucos, ganhando espaço na mesa dos brasileiros. O consumo da imensa variedade disponível aumenta dia a dia e, chegando a esta edição nº 3, os leitores da RQ já devem ter percebido toda a energia, dedicação e carinho envolvidos na produção queijeira — e todas as incríveis possibilidades de sabores que existem neste universo. Esta edição reúne diversos conteúdos que ressaltam o momento de apreciar um bom queijo.
Gastronomia queijeira
Começando pela matéria de capa, tábua de queijos e frios: o especialista Falco Bonfadini foi convidado para falar sobre a montagem da tábua, os cuidados e tudo o mais que envolve esta experiência. Em uma tábua é possível combinar queijos com muitos elementos, incluindo charcutaria, que é a harmonização da vez. Para finalizar a parte gastronômica, uma receita de queijo tipo Boursin para quem deseja produzir em casa, ensinada por Junio Cesar J. de Paula, D. Sc., professor e pesquisador em Tecnologia de Queijo.
Análise sensorial e produção
Aromas e odores de queijos geram muitas dúvidas em quem inicia no mercado queijeiro, tanto como produtor quanto como consumidor. Por isso, a Revista do Queijo entrevistou o doutor em Ciência dos Alimentos, Cleube Andrade Boari, para esclarecer tudo sobre o assunto. Nesta mesma linha, a RQ dá as boas-vindas ao seu mais novo colunista, Élvio Rocha, que vai abordar aspectos da análise sensorial dos queijos a cada edição.
Passando da apreciação para a produção, são destaque matérias sobre o uso de cerveja na fabricação de queijos, a certificação do Selo de Bem-Estar Animal, a trajetória do Pingo do Mula e uma matéria especial com o Ministério da Agricultura sobre nomenclatura de queijos no Brasil. E ainda um roteiro pelo Caminho do Queijo Artesanal Paulista, uma entrevista com o especialista Carlos Yescas, a história do Camembert e muito mais. Boa leitura!