Bruno Cabral — Roteiros de lacto turismo

Viva a melhor experiência de viagem em nossos roteiros de lacto turismo organizados por mim, Bruno Cabral e minha amiga Rosanna Tarsitano.

Publicação Editorial

Eu sou Bruno Cabral, queijista, presidente fundador da ComerQueijo (associação de comerciantes de queijos artesanais brasileiros), idealizador do Prêmio Queijo Brasil, fundador da Mercearia Mestre Queijeiro em São Paulo que foi a primeira loja especializada e dedicada unicamente ao queijo artesanal brasileiro. Jurado no World Cheese Awards desde 2013 e Coautor do livro “Queijos Brasileiros a Mesa com vinho, cachaça e cerveja”, Senac 2012, formado em gastronomia pela escola de hotelaria de Barcelona em 2007 e em produção de queijo na Catalunha, Espanha em 2009.

Rosanna Tarsitano é queijista, membro da diretoria fundadora da ComerQueijo (associação de comerciantes de queijos artesanais brasileiros), empresária fundadora da loja Tarsitano Boutique de Queijos & Delicias em Brasília. Jurada no World Cheese Awards 2021 de Oviedo, na Espanha.
Os roteiros de lacto turismo são o resultado de uma excelente sinergia que existe entre nós desde que nos conhecemos para a criação da associação ComerQueijo em 2017. Entendemos que podemos vivenciar e trocar experiências por diversos países no universo dos queijos artesanais. Tudo por um bom pedaço de queijo!

O alimento, a sociedade, as pessoas, os lugares, o conhecimento e as diferentes culturas no mundo estão todas entrelaçadas! O que nos motiva e apaixona é o Queijo e, dessa forma queremos mostrar o poder transformador da conexão com o outro e com nós mesmos. Conexão com o que comemos, com a origem do que consumimos. Acreditamos que só vivenciando outras culturas podemos entender a nossa como um todo e transmitimos todas essas vivencias através do lacto turismo.

Em 2019 realizamos o nosso primeiro roteiro de lacto turismo na Catalunha, visitamos 11 queijarias, mercados de rua, distribuidores, lojas especializadas oferecendo uma visão ampla do mundo do queijo nesta pequena região da Europa ocidental. Além das visitas gastronômicas, também conhecemos joias da arquitetura medieval como igrejas de construção pré-românicas, românicas e barrocas, comemos em restaurantes locais que usam apenas ingredientes locais e sazonais. Ficamos hospedados em pequenos vilarejos fora do roteiro de turismo em massa das grandes cidades europeias. Os participantes interagiram com produtores experientes, tiveram acesso a valiosas informações sobre estrutura, legislação, fornecedores, logística, técnicas de produção além de degustar uma infinidade de queijos que serviram para inspirar na criação de novos queijos no Brasil.

O lacto turismo ainda está começando e deve ser explorado em diversas frentes como turismo de aprendizado, ecológico, singular e especializado.

Uma viagem única e inesquecível que é apta para quem gosta de sentir e viver a realidade de uma região através do bem fazer e do bem comer! Nossos viajantes não precisam ser produtores, somente estar aberto a vivenciar todas essas experiências através do queijo.

 

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*