Juliano e Bruno Mendes

Texto: Letícia Garcia / Foto: Divulgação

Um pouco sobre os irmãos e sócios que assinam a coluna Vida de Queijeiro. Aqui no portal da Revista do Queijo, você encontra um breve perfil de cada um dos especialistas que irá compartilhar os seus conhecimentos nas edições impressas.

A rotina dos produtores de queijos desperta a curiosidade dos interessados pelo setor, e é exatamente este dia a dia que os irmãos Bruno e Juliano Mendes irão compartilhar na sua coluna Vida de Queijeiro. Eles são sócios da Pomerode Alimentos (SC) e pretendem falar sobre as questões que impactam os produtores.

Naturais de Blumenau/SC, hoje vivem em cidades diferentes: Bruno permanece na cidade natal e Juliano mudou-se para Balneário Camboriú/SC. A paixão pela cultura artesanal os uniu há anos, ainda na Cervejaria Eisenbahn (SC), fundada por eles, e logo o mundo dos queijos se abriu para os dois. “Nós compramos a Pomerode Alimentos em 2013, pois queríamos produzir queijos especiais e a Pomerode estava à venda. Achamos a oportunidade interessante”, conta Juliano.

“O que nos levou a querer trabalhar com queijos começou em 2005, quando tínhamos a Cervejaria Eisenbahn e começamos a fazer harmonização de cervejas com queijos. Acabamos nos apaixonando por queijos e acreditávamos que havia boas oportunidades de negócio nesse segmento.” Bruno complementa, falando sobre o que os levou à Pomerode Alimentos: “O desejo de voltar a produzir produtos especiais e de contribuir com o desenvolvimento, em termos de qualidade e variedade, do mercado de queijos brasileiro”.

A Pomerode produz desde uma linha de queijos fundidos até queijos de mofo branco e um semiduro chamado Vale do Testo, esses últimos sob a marca Vermont Queijos. Os irmãos e sócios são formados em Administração de Empresas e cursaram juntos, em 2013, o Cheesemaking Certificate Program, curso prático e teórico de fabricação de queijos realizado no Vermont Institute for Artisan Cheese, na Universidade de Vermont, EUA.

O queijo, para Bruno — “Queijo, para mim, é alimento, sabor, prazer e, por final, minha vida!”

O queijo, para Juliano — “Queijo, para mim, é a materialização do que a natureza pode oferecer de melhor, unido a técnica e paixão do homem, oferecendo experiências gastronômicas maravilhosas.”

MANTENHA-SE INFORMADO!

Insira seu nome e email para receber nossas informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*