Vermont Queijos Especiais lança Queijo Pomerode

A Vermont Queijos Especiais, da Pomerode Alimentos (SC), acaba de aumentar seu portfólio: a marca lançou o Queijo Pomerode. O nome é uma homenagem aos seus antepassados, que vieram da Europa e produziam queijo para a própria subsistência.

Nas rede sociais, a Vermont conta: “O queijo era mais ou menos assim. Fresco e azedinho. O leite fica a noite toda sob ação das bactérias que consomem a lactose e produzem ácido lático. Em um certo momento a presença de ácido é tão alta que o leite coagula, virando queijo. É o que chamamos de coagulação lática”.

Trata-se de um queijo que combina com pão e um pouco de azeite e pimenta do reino. Como é um queijo pastoso, pede alguma base para ser degustado, como pizzas, saladas e massas. Tem como principais características o gosto ácido, a textura pastosa e aroma lático. Não há evolução ou alteração de sabor durante o tempo de validade. Tem também gosto salgado, que complementa bem com o gosto ácido. Quem desejar adquirir, pode encontrar o queijo nos pontos de venda (consultar aqui) ou pelo e-commerce (neste link).

História do queijo

O Queijo Pomerode foi criado pelos queijeiros da Pomerode Alimentos, empresa que produz os
queijos da marca Vermont. A receita é inspirada na tradição local de produção de queijos. Quando
os imigrantes alemães que colonizaram a cidade se estabeleceram, usavam a agricultura, a
pecuária e produção de laticínios para a própria subsistência. Um dos queijos produzidos na
época assim, fresco e de coagulação lática.

O leite recebe a dosagem de bactérias láticas que vão fermentar o leite. Durante a noite, essas bactérias consomem a lactose do leite e produzem ácido lático. No dia seguinte, com a produção de ácido em nível alto, há a coagulação natural do leite. Posteriormente essa massa coagulada é colocada em sacos de tecido para dessorar. Após mais um dia de dessoragem, a massa é salgada e embalada em saquinhos plásticos de
aproximadamente 200 g.

Harmonização

Cerveja: Por ser um queijo muito cremoso, suave e ácido, pede cervejas leves, como toques cítricos, ácidas, refrescantes. Podemos harmonizar Pilsen, Weizenbier, Witbier, Cervejas Sour, APA e IPA.

Vinho: Harmoniza bem com vinhos brancos, secos, como o Pinot Gris, Chablis, espumantes, Sauvignon Blanc e rosé fresco.

Serviço

País de origem: Brasil
Região: Pomerode/SC
Leite: Vaca
Peso: Variável – Aproximadamente 200 g
Maturação: não maturado
Família: Macio – Queijo Não Maturado
Coagulação: Lática
Casca: Sem formação de casca
Validade: 60 dias

MANTENHA-SE INFORMADO!

Insira seu nome e email para receber nossas informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*