WCA regressa a Espanha como parte integrante do International Cheese Festival de Oviedo 

A Guild of Fine Food anunciou que este ano o World Cheese Awards acontecerá no Principado das Astúrias, na Espanha, decorrendo em Oviedo no dia 3 de novembro.

Tendo prolongado o mandato de Oviedo como Capital Mundial do Queijo, na sequência do adiamento do evento devido à crise da Covid-19, a 33ª edição do concurso passará agora a integrar o Asturia-Paraíso Natural International Cheese Festival 2021, organizado pelo Instituto del Queso, em parceria com o Principado das Astúrias e a Câmara Municipal de Oviedo.

Uma oportunidade para a comunidade global do queijo se reunir após um ano de desafios sem precedentes para os queijeiros e para a indústria como um todo, o World Cheese Awards será a atração principal de um festival de quatro dias dedicado exclusivamente ao queijo, tendo como palco o  Palácio de Exposiciones y Congressos de Oviedo. Enquanto o mundo do queijo se reúne na cidade entre 3 e 6 de novembro de 2021, o concurso está previsto ser maior e mais internacional do que nunca, na sequência de um número recorde de 3.804 participações provenientes de 42 países, avaliadas em Bérgamo, na Itália em 2019.

Acolhendo juízes, inscrições e seguidores de todos os cantos do mundo, Oviedo proporcionará o cenário para a indústria se reunir, alargar redes e olhar para o futuro. Com base na rica herança da produção de queijos da região das Astúrias, o International Cheese Festival apresentará um programa repleto de eventos para os visitantes consumidores bem como profissionais, incluindo uma exposição, o 2º Fórum Científico para a Inovação em Laticínios, visitas à arena de avaliação do World Cheese Awards, sessões experimentais de degustação, um Fórum Agroalimentar Asturex, uma Zona de Origem (explorando Regimes de Qualidade Europeus tais como IGP e DOP), um mercado do queijo  e até sketches de comédia sobre o tema de gastronomia e queijos.

John Farrand, o diretor-geral da Guild of Fine Food, a organizadora do World Cheese Awards, comenta: “Na sequência das dificuldades e problemas dos últimos 12 meses, temos imenso prazer em fazer planos para o regresso do World Cheese Awards a Espanha. O mundo do queijo sentiu de uma forma significativa o impacto econômico da Covid-19, seguindo-se uma enorme manifestação de apoio público em muitos países, o que faz com que a competição deste ano tenha um significado mais importante do que nunca.”

O diretor ainda acrescenta que não será apenas uma oportunidade para a comunidade do queijo reestabelecer ligações, compartilhar experiências e fazer negócios, como também os próprios prêmios proporcionarão um reconhecimento arduamente ganho àqueles queijeiros que deram de tudo para manter vivo o seu trabalho. “Tivemos uma sorte incrível em ter parceiros tão empenhados como o Instituto del Queso, o Principado das Astúrias e a Câmara Municipal de Oviedo, na altura em que a competição enfrentou o seu primeiro adiamento  em mais de três décadas.  Agora aguardamos com expectativa a nossa colaboração com estes parceiros para organizarmos o maior evento exclusivamente de queijo que o mundo jamais viu, usando-o como catalisador para a revitalização dos restaurantes da região, dos produtores de alimentos e da indústria do turismo.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*