Saiba mais sobre o queijo de cabra espanhol, coroado o Campeão Mundial de Queijo 2021

Um queijo de cabra com massa macia fabricado pela empresa queijeira andaluza, Quesos y Besos, foi nomeado Campeão Mundial de Queijo em Oviedo, Espanha na quarta-feira, 3 de novembro. O queijo Olividia da Quesos y Besos’ subiu ao topo quando os melhores queijos do mundo se enfrentaram no concurso World Cheese Awards, que se realizou no Palacio de Exposiciones y Congressos, como parte integrante do Asturias Paraíso Natural International Cheese Festival 2021. 

Produzido por uma empresa familiar estabelecida em 2017, o queijo Olavidia ganhou o reconhecimento internacional para Silvia Peláez e a sua equipa de apenas seis pessoas. Amadurecido com Penicillium Candidum e uma camada de cinza de caroço de azeitona no meio, o queijo de cabra com massa macia foi promovido na última fase de avaliação por Jason Hinds da Neal’s Yard Dairy no Reino Unido, que declarou “este queijo encantou-me e roubou o meu coração”. Acrescentou “Este é completamente diferente de tudo o que eu jamais vi. A sua aparência é tão original e não me desiludiu. É untuoso, sedutor, macio, aconchegante e reconfortante.” 

Numa final renhida, o segundo lugar foi atribuído a um queijo Epoisses Berthaut Perrière, fabricado pela Fromagerie Berthaut na França e inscrito pela Savencia Fromage & Dairy, enquanto o terceiro lugar foi conquistado por Eminence Grise – Tomme Chèvre Grise au Bleu, produzido por Van der Heiden Kaas nos Países Baixos. Os Top 16 [Melhores 16] também incluíram queijos da Áustria, Hungria, Itália, Japão, Suécia e Reino Unido. 

John Farrand, diretor-geral da Guild of Fine Food, a organizadora do World Cheese Awards, explicou: “Como o World Cheese Awards foi fundado há mais de três décadas para exibir o trabalho dos pequenos queijeiros artesãos, folgo imenso em ver uma pequena empresa familiar produtora de queijos conseguir mais uma vez o primeiro lugar. É um feito incrível destacar-se num campo de mais de 4.000 queijos provenientes de todos os cantos dos mundo, mas o Olavidia da Quesos y Besos possuía claramente tudo – uma aparência, aroma, textura e sabor excecionais, aliados a imensa originalidade. Gostaria também de agradecer aos nossos juízes e ao nosso parceiro, o Asturias Paraíso Natural International Cheese Festival, por nos ajudar a organizar mais uma vez o World Cheese Awards, dando à comunidade global do queijo um dia de merecida celebração na sequência de um período de tantos desafios, incerteza, resiliência e inovação.” 

Silvia Peláez, queijeira-chefe da Quesos y Besos, acrescentou: “Fabricamos queijo há menos de 5 anos, por isso nunca imaginámos que poderíamos vir a ganhar o maior prémio mundial de queijos em tão pouco tempo. Foi fantástico testemunhar a avaliação em pessoa e estar presente para o anúncio, mas ainda não consigo acreditar no que aconteceu e vai demorar muito tempo a digerir! Tudo o que fazemos é inspirado pelo amor pela nossa família, incluindo o próprio nome da empresa Quesos y Besos (Queijos e Beijos) e, assim sendo, este é um momento muito especial para nós. Foi a nossa missão encapsular a essência da nossa família em todos os nossos queijos, por isso receber um tal reconhecimento dos juízes do World Cheese Awards é um feito incrível e realmente impressionante.” 

A 33ª edição do World Cheese Awards foi maior e mais internacional do que nunca, apresentando, pela primeira vez, mais de 4000 participações. Os queijos concorrentes representaram 45 países diferentes, incluindo adições recentes como a Índia, Japão e Colômbia, bem como nações queijeiras estabelecidas, tais como a França, Itália, Espanha, Suíça e o Reino Unido.  

Todos os queijos participantes foram avaliados num único dia, quando 250 especialistas provenientes de 38 países diferentes consideraram a sua aparência, textura, aroma e sabor. Foram atribuídos prémios de Bronze [Bronze], Silver [Prata], Gold [Ouro] e Super Gold [Super Ouro] durante a sessão da manhã, antes de os queijos Super Gold terem sido novamente avaliados para se encontrar os Top 16 [16 melhores]. O Júri Supremo Internacional, que conta com a elite da comunidade do queijo mundial, debateu em seguida os melhores queijos do planeta frente a uma audiência ao vivo, antes de coroar o Queijo Campeão Mundial deste ano. 

Crédito da foto: Julián Rus García / Guild of Fine Food

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*