Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, desenvolveram um robô que ajuda no controle de qualidade de queijos, com monitoramento em tempo real.
O processo de análise do robô é realizado por meio de uma luz infravermelha instalada em dois tubos de metal inseridos diretamente na coalhada macia. A luz utilizada para iluminar os queijos emite comprimentos de onda que, posteriormente, são armazenados como dados em um computador.
O controle de qualidade é feito com base em amostras individuais, retiradas de um lote aleatório do produto. A identificação de possíveis problemas ainda depende da experiência e habilidade de especialistas humanos, que avaliam as informações captadas pelo robô.
Klavs Martin Sørensen, professor de ciência dos alimentos, revela que nunca antes foi possível realizar o monitoramento com tanta precisão, reduzindo a possibilidade de erros em toda cadeia de produção por meio das análises do robô. “Analisar a luz nos permite mapear as impressões digitais químicas de um queijo — incluindo seu teor de gordura, proteína e carboidratos. Ao fazer isso, sempre podemos ver se os queijos atendem aos padrões de qualidade do laticínio em relação à segurança, textura e sabor”, afirma Klavs.
O robô é capaz de monitorar os queijos no estágio inicial de produção, possibilitando uma ação rápida ao informar em tempo real os dados e permitindo ajustar a receita para corrigir o erro ou acrescentar novos ingredientes para melhorar a qualidade do produto final.
Imagem: Divulgação/University of Copenhagen