Pesquisa americana aponta que queijo pode prevenir cáries

Estudo realizado pela Academy of General Dentistry, de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que queijo e outros laticínios podem ajudar a evitar o desenvolvimento de cáries.

O objetivo da pesquisa era avaliar o pH dos dentes dos participantes. Um pH menor que 5,5 indica que a pessoa tem grandes chances de ter os dentes desgastados, enquanto um valor acima deste demonstra uma menor propensão ao desenvolvimento de cáries.

A pesquisa foi realizada com 68 adolescentes de idades entre 12 e 15 anos, que foram divididos em três grupos: o primeiro comeu queijo Cheddar, o segundo tomou leite e o terceiro consumiu iogurte sem açúcar. Após se alimentarem, os jovens enxaguaram a boca com água e tiveram o nível de pH medido em intervalos de 10, 20 e 30 minutos. O grupo que comeu queijo registrou um aumento do pH, mais elevado que dos outros grupos.

Segundo os especialistas, o aumento do pH também pode ter ocorrido por uma maior produção de saliva, mas concluíram que o queijo tem diversos compostos que aderem ao esmalte dos dentes, protegendo-os ainda mais dos ácidos da boca.

Seung-Hee Rhee, porta-voz da Academy of General Dentistry, afirmou que, além dos benefícios já conhecidos do queijo, mais um pode ser adicionado à lista. “Parece que os laticínios fazem bem à boca. O queijo não é apenas um produto saudável, mas também pode ser considerado uma medida preventiva contra cáries”, diz Seung-Hee.

 

Imagem: Pixabay/Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*