Estudo científico realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE) durante dois anos, determinou o tempo mínimo de maturação do queijo Coalho artesanal (QCA) do Ceará. O trabalho foi publicado no livro Pesquisas e Inovações em Ciências Agrarias: Produções Científicas Multidisciplinares do Século XXI, Volume 2. Capítulo 22.
O queijo Coalho é um produto lácteo típico da região Nordeste do Brasil, onde é produzido de maneira artesanal há mais de 400 anos. Ele representa um patrimônio cultural e gastronômico da região Nordeste. Carregado de história e tradição, o QCA está ligado a herança familiar nordestina, sendo passado de geração para geração.
O estudo concluiu que o tempo mínimo para o QCA é de 21 dias em condições de refrigeração para garantir a inocuidade microbiológica do produto artesanal.
Em síntese, não se deve esquecer que a qualidade do leite cru é de fundamental importância para obtenção de um produto artesanal de qualidade. Portanto, deve-se salientar a importância de boas práticas de produção e boas práticas de fabricação para assegurar um queijo artesanal inócuo e seguro para o consumidor.