A Prefeitura de João Neiva (ES), através da Secretaria de Agricultura (Semag) e em parceria com Incaper e Sebrae, vai fornecer gratuitamente a tecnologia de Fertilização In Vitro (FIV) a produtores do município. O projeto visa aumentar a produção leiteira e fortalecer a mão de obra familiar, incentivando principalmente os produtores fornecedores de leite para as queijarias do circuito “Rota dos Queijos”.
O cadastramento, que é destinado a pequenos e médios produtores de leite do município de João Neiva, deve ser efetuado presencialmente em dias úteis, na sede da Semag, situada na Avenida Negri Orestes, 346, Centro, no horário das 07 às 11h e das 12h30 às 16h, até o dia 15 de agosto.
O prefeito Paulo Sérgio Micula salienta que com a tecnologia de Fertilização In Vitro conseguiremos oferecer um leite de qualidade e, consequentemente, um queijo de ainda mais qualidade. “João Neiva já é famosa por seus queijos e com essa tecnologia iremos melhorar ainda mais o produto, beneficiando o produtor e alavancando ainda mais o nome do nosso município”.
Os participantes devem preencher os seguintes requisitos:
I. Ser produtor de leite e estar na atividade (comprovação de no mínimo 06 meses na atividade);
II. Ter alimento de qualidade e em quantidades suficientes para produção e reprodução do rebanho leiteiro (volumosos/concentrados/mineralização);
III. Realizar o afastamento do(s) touro(s) das vacas a serem trabalhadas, de acordo com o agendamento da visita do técnico;
IV. Ter as vacas (receptoras) vazias na data da realização do serviço (visita do técnico);
V. Ter ciência de que somente estão aptas à reprodução novilhas vazias e vacas recém-paridas há mais de 40 dias;
VI. Ter os animais a serem trabalhados identificados individualmente;
VII. Na data da visita do técnico, ter três vezes mais vacas vazias que a quantidade de prenhezes contratadas, pois essa é uma condição para a realização da FIV;
VIII. Estar preparado para nascimento das bezerras, com estrutura e alimentação adequada, visando explorar o máximo do valor genético, aumentando assim a produção leiteira da propriedade.
Os interessados deverão preencher o formulário disponível no edital, devendo apresentá-lo presencialmente na Semeg. Devem ser apresentados os seguintes documentos:
a) nome completo;
b) cópia do documento de identidade com foto e CPF ou CNH;
c) cópia do CCIR ou ITR da propriedade, comprovando que a mesma se localiza no município de João Neiva;
d) cópia da DAP ou CAF ou Inscrição de produtor rural;
e) cópia da Ficha Sanitária da Propriedade Rural do Idaf;
f) número de telefone de contato;
g) e-mail para contato;
h) declaração preenchida pela queijaria da Rota dos Queijos.