Empresa conta com soluções destinadas a transformar a produção do alimento.
O queijo de Coalho é um produto que representa a cultura, história e gastronomia brasileiras. Foi o primeiro queijo a ser inventado no Brasil, no século 16, em Pernambuco. Com sabor salgado e muita personalidade, ele é a estrela de diversos petiscos e pratos salgados, recheando tapioca, acompanhado com cuscuz ou no baião de dois. Ele também é usado em preparações doces, como é o caso da sobremesa cartola, doce nordestino que combina banana frita na manteiga com queijo coalho ou queijo manteiga, açúcar e canela. Mas tradição também pode significar contínua inovação e eficiência em processos. Por isso, a Tetra Pak, fornecedora de soluções de processamento e envase para a indústria de alimentos, anuncia soluções específicas para essa categoria.
“O queijo de coalho tem uma grande importância na nossa gastronomia, sendo um queijo genuinamente brasileiro. E, reconhecemos que a demanda por qualidade e consistência está sempre em ascensão, e tem levado os produtores a buscarem ferramentas para preservar a autenticidade do queijo de coalho enquanto garantem uma produção eficiente e altamente controlada, atendendo às expectativas dos consumidores contemporâneos”, afirmou Ana Paula Forti, diretora de processamento da Tetra Pak Brasil.
Entre os maquinários disponíveis, está a Tetra Pak® Cheese Vat OST SH5, que é capaz de fazer o o controle de todas as etapas do processo desde controlar a coagulação, corte da coalhada, o aquecimento e mexedura da coalhada até o descarregamento da coalhada e soro e a limpeza no local (CIP). O equipamento realiza todas as etapas com precisão e controle, oferecendo uma produção mais eficiente, previsível e de alta qualidade.
Já para etapa de drenagem e salga da coalhada, a empresa oferece a tecnologia da Tetra Pak® Cheddaring Machine. Esta máquina totalmente automatizada realiza uma drenagem eficiente do soro de leite, garantindo uma qualidade do produto consistente. Também é altamente higiênica, ao ser totalmente fechada, o que reduz a perda de partículas e elimina bolsões de soro de leite.
Para o processo de formação de blocos, que é a etapa final da produção do queijo de coalho, a Tetra Pak conta com o Tetra Pak® Blockformer 6, máquina de formação de blocos que pode ser configurada de acordo com as necessidades de cada produtor. A solução permite produzir blocos de queijo com peso e consistência uniformes, reduzindo as perdas de produto e o custo de manutenção. Além disso, o sistema tem uma estrutura robusta e durável, que garante uma operação simples e confiável.
Além de todo o maquinário, a Tetra Pak fornece ao produtor de queijo um pacote completo de suporte, que envolve desde serviços de manutenção, fornecimentos de peças e insumo, até treinamentos, serviços especializados e de instalação.