Com o objetivo de promover a exportação de mercadorias mineiras do setor de alimentos e bebidas no mercado internacional, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), realizou a 4ª Missão Comercial ao Paraguai.
A ação ocorreu em Assunção, ainda em novembro, na capital do país sul-americano, que recebeu dez empresas dos municípios de Belo Horizonte, Fama, Gonçalves, Nova Resende, Uberaba e Vespasiano. Os empreendedores buscaram comercializar diversos produtos mineiros, como cafés especiais, cachaças artesanais, geleias, queijos veganos, pães de queijo e temperos.
Realizada em parceria com a Embaixada do Brasil em Assunção e com a Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, a missão incluiu benchmarking de mercado, capacitações, rodadas de negócios e visitas técnicas com empresários paraguaios, criando um ambiente favorável para novas parcerias, contratos e ampliação das exportações.
“Buscamos auxiliar na promoção das mercadorias mineiras em outros países, garantindo novas parcerias entre empreendedores do nosso estado e empresários estrangeiros”, afirmou o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado.
“Nossa expectativa foi abrir novos mercados, principalmente para produtos de valor agregado e de pequenas e médias empresas, gerar oportunidades e estreitar o relacionamento com instituições do país vizinho”, ressaltou o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa-MG, Gilson de Assis Sales.
Mercado importante para futuras ações comerciais
À época, o Paraguai figurava como o quarto principal destino das vendas internacionais mineiras na América do Sul. Até outubro, as exportações do estado para o país somaram US$ 166 milhões, representando crescimento superior a 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O resultado evidenciou o potencial do mercado para ações de promoção do comércio exterior, consideradas fundamentais para o fortalecimento dos laços econômicos entre o Paraguai e Minas Gerais.
Diretrizes que impulsionaram as exportações
A missão ao Paraguai integrou a Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior de Minas Gerais, cuja frente de atuação trabalhou a inserção internacional dos setores produtivos mineiros, a identificação de oportunidades de mercado e o apoio qualificado às exportações.
A estratégia mostrou-se relevante para impulsionar a competitividade das empresas do estado, especialmente as de pequeno e médio porte, que puderam acessar informações estratégicas, capacitações e suporte voltados à internacionalização.
Por meio da iniciativa, o Estado reafirmou seu compromisso com o Plano Estadual de Comércio Exterior, cujas ações planejadas visaram conectar a produção mineira a novos mercados e fortalecer a imagem de Minas Gerais como um polo de excelência e diversidade produtiva.




