Essa é uma máxima dita por diversos produtores: a principal matéria-prima do queijo precisa ter qualidade para que o produto final possa ser ótimo. As características do leite estão ligadas ao animal escolhido, mas contribuem o manejo desses animais, o clima e tantos outros fatores, e essas características são transmitidas aos queijos e contribuem para o seu terroir. Foi considerando essa importância que a RQ iniciou a série de reportagens sobre leites, que abordou em edições anteriores os leites de ovelha e de vaca. Agora, destaca na capa a matéria sobre leite de búfala, já tradicional em algumas partes do país — como o Pará, lar do Queijo do Marajó com Indicação Geográfica — e que vem sendo cada vez mais valorizado.
Eventos queijeiros
Esta edição também traz a volta da Minas Láctea, grande evento da indústria de laticínios nacional, e a 1ª edição do Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, mostrando a efervescência do mercado. Na harmonização, a aconchegante combinação entre queijos e chás pelo olhar da especialista Carla Saueressig. Dando sequência à série sobre queijos brasileiros, é a vez do Queijo Artesanal Serrano, outro
com reconhecida IG. E um beabá sobre o pingo reúne de forma sucinta tudo o que é preciso saber sobre ele.
Mais destaques
Nesta RQ também é possível encontrar os detalhes sobre as novidades no Selo Arte e o Selo Queijo Artesanal em entrevista com Michelle Carvalho, que passa a assumir nesta edição o papel de revisora técnica. Destaque ainda para uma matéria sobre a Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros, a história de Alisson Hauck, queijeiro da Queijos D’Chévre, e uma entrevista com a espanhola Luisa Villegas. Além desses destaques, os colunistas Bruno Cabral, Élvio Rocha, Falco Bonfadini, João Pedro de M. Lourenço Neto e John Braga e a equipe convidada do ILCT Denise Sobral, Junio Cesar J. de Paula e Renata Golin Bueno Costa enriquecem cada página compartilhando seus conhecimentos.