Texto: Letícia Garcia / Foto: Arquivo Pessoal
A parte técnica será abordada por Joca na coluna Tecnologia de Queijos. Aqui no portal da Revista do Queijo, você encontra um breve perfil de cada um dos especialistas que irá compartilhar os seus conhecimentos nas edições impressas.
João Pedro de M. Lourenço Neto, o Joca, assina na RQ a coluna Tecnologia de Queijos, que vai abordar a questão técnica da produção queijeira — fundamental para todos os produtores. Natural de Carangola/MG e hoje vivendo em Campinas/SP, Joca tem uma longa experiência com o setor queijeiro. Formou-se em Tecnologia de Leite e Derivados em 1977 no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (MG) e trabalha com a cultura queijeira desde então.
“É uma relação muito forte de vocação e amor, que me proporciona uma grande felicidade profissional”, diz. No Instituto Cândido Tostes, Joca foi professor de Tecnologia de Queijos por 11 anos. Atualmente, ele é consultor técnico da Sacco Brasil — visita fábricas com o objetivo de contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento geral das indústrias de queijos.
O queijo, para Joca — “É o resultado da combinação bem feita da arte com a ciência.”