Governo de Minas viabiliza recursos para incentivar projetos de queijos mineiros

Texto: Andréia Ramires / Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Governo mineiro viabilizou recursos que dão continuidade a uma chamada pública de 2017. O objetivo é contribuir com soluções sobre questões que limitavam a comercialização de queijos mineiros tanto no Brasil quanto no exterior.

Financiando 11 projetos com um repasse de R$ 994.683,00, foram selecionados àqueles que são coordenados por instituições como Embrapa Gado de Leite, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e Universidade Federal de Lavras (Ufla). A chamada pública selecionou projetos que garantissem que o repasse da tecnologia desenvolvida nas pesquisas seria feito aos produtores da cadeia queijeira.

Decreto

Outro avanço no setor ocorreu no dia 19 de agosto, quando o governador Romeu Zema assinou o decreto que regulamenta a produção e comercialização dos queijos artesanais em Minas Gerais. A medida estabelece normas sanitárias, boas práticas agropecuárias e de fabricação para garantir a qualidade dos queijos de aproximadamente 30 mil produtores e empreendedores rurais mineiros.

O objetivo do decreto, que regulamenta a Lei Nº 23.157, de 18 de dezembro de 2018, busca contribuir para o desenvolvimento do segmento, valorizando os produtos e a cultura regional, além de melhorar o ambiente de negócios e buscar novos mercados.

MANTENHA-SE INFORMADO!

Insira seu nome e email para receber nossas informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*