Empresa Mineira supera crise e cresce na pandemia

Queijo D’Alagoa – MG bate recorde de postagens, contrata mais funcionários e pretende construir nova queijaria para atender demanda.

A Queijo D’Alagoa, empresa mineira pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil, vem superando a crise causada pela pandemia. No início, começou a acumular queijos nas prateleiras, pois a cidade ficou fechada para visita de turistas e os clientes de revenda também ficaram com seus estabelecimentos fechados. Diante disso, a saída da empresa foi fazer uma campanha de SOS pelo Instagram @queijodalagoamg e também colocar queijo para maturar.

“Lançamos o Queijo Pérola da Mantiqueira, que é um queijo revestido com película de carvão vegetal, maturado por 90 dias”, conta Osvaldo Filho, fundador da Queijo d’Alagoa. O primeiro lote esgotou assim que foi lançado e as últimas cunhas do segundo lote já estão prestes a terminar.

O contrato de postagem com os Correios mantém a única agência da cidade aberta. “Com a campanha do SOS nas redes, a empresa bateu recorde de postagem no mês de abril”, conta a gerente dos Correios, Flávia Valério, que além de gerente do contrato se diz fã do queijo Alagoinha. “Amo harmonizar com geleia de pimenta biquinho. É impossível parar de comer”, brinca.

Mais parceiros, funcionários

Foi pra ajudar o Sô Batistinha que o Osvaldo fundou o e-commerce em 2009. Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo dependem deste trabalho para escoar a produção e o parceiro mais recente é o produtor Eli, esposo da Bárbara e pai da Heloísa, que em meio à pandemia firmou parceria com a Queijo D’Alagoa: “Nunca fomos tão valorizados como agora, estamos super felizes”, conta Bárbara.

Devido o aumento no fluxo de postagens e no recebimento de mensagens foi necessário aumentar a equipe. Mais dois funcionários foram contratados para dar suporte no atendimento ao consumidor e na expedição dos queijos.

Dificuldades e expansão

Além da alta nos suprimentos agrícolas a empresa também sofre com a falta e a alta dos preços das embalagens. “Empreender no Brasil já é difícil, ainda mais em tempos de pandemia. Tem que ter paciência e ser transparente com o cliente, para que ele entenda as dificuldades enfrentadas: uma hora é o leite que diminui, outra hora é greve dos carteiros, outra hora é empresa de que fornece embalagens que nos deixa na mão”, explica Osvaldo. “Temos que ser otimistas. Uma das minhas #frasesqueijísticas prediletas é Fé em Deus e Queijo na Tábua!”, afirma.

Alguns queijos foram retirados do site, devido a alta fila de espera. É o caso do Queijo Alagoa Grande e a Panela de Queijo. Como os queijos são produzidos em pequenas quantidades de forma artesanal, é diferente da capacidade da indústria que produz em grande escala. Para dar conta da demanda, Osvaldo adquiriu um novo imóvel rural recentemente, onde pretende construir a nova queijaria.

Com o apoio da Emater Minas o projeto arquitetônico será desenhado de maneira que atenda a legislação estadual e nacional e o queijo saia com liberação do Selo Arte para ser comercializado em todo território nacional.

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