Previsão de roteiro do Queijo Artesanal na Paraíba e Ceará

Visando a geração de emprego e renda, “Estruturação das cadeias produtivas artesanais do queijo caprino e do queijo coalho nos territórios do Cariri e Vale do Jaguaribe — Paraíba e Ceará” é o mais recente projeto que busca fortalecer arranjos produtivos, estimular e aquecer a produção.

Coordenado pelas professoras Mônica Tejo e Mônica Correia através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio direto da Deputada Edna Henrique para sua prospecção, a iniciativa tem o intuito de garantir o fortalecimento do produto lácteo regional. Outro objetivo é valorizar a diversidade biológica, social e cultural, sendo, para isso, fundamental a estruturação de produtos, processos e serviços relacionados à sociobiodiversidade, principalmente com relação ao resgate da vocação da fabricação de queijos artesanais de cabra na região do Cariri paraibano, queijo Coalho do Vale do Jaguaribe cearense e do mapeamento da produção de cachaça na região do Brejo paraibano.

Com a criação do roteiro, a expectativa é contribuir para a geração de renda e inclusão produtiva de pequenos e médios agricultores e agricultores familiares. Segundo levantamento do Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado paraibano vem produzindo 5,627 milhões de litros de leite de cabra por ano, seguido pela Bahia e Minas Gerais, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*