O projeto de uma aluna do campus de Rio Pomba do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) está concorrendo na semifinal da Olimpíada do Futuro. A iniciativa cria uma embalagem ecologicamente correta para os queijos artesanais fabricados na região.
A competição, que incentiva alunos do ensino fundamental e médio a desenvolverem projetos com impactos na sociedade, tem 20 classificados na fase semifinal. Os 10 projetos a irem para a fase final são escolhidos por voto popular.
A idealizadora do projeto é a estudante do curso técnico em Alimentos, Ana Júlia Martins Ciribeli. A ideia é a produção de embalagens feitas com lâminas de bambu entrelaçadas, que melhoram o processo de maturação do queijo, além de permitir a respiração do produtos.
“A proposta é criar uma embalagem adequada ao Queijo Minas Artesanal, onde encontramos no bambu uma solução. Nossa embalagem vai permitir que os queijos consigam continuar a sua maturação após a fabricação, à temperatura ambiente, realçando as suas características sensoriais como sabor, aroma e textura. Nosso produto também terá a capacidade de proteger os queijos de possíveis danos pelo impacto, favorecendo o seu transporte para longas distâncias”, diz o projeto no site da competição.
Saiba aqui mais informações sobre o projeto.
Foto: Divulgação IF Sudeste