A empresa de embalagens Amcor lançou o Eco-Tite R na Europa, uma embalagem termo retrátil reciclável e sem PVDC para alguns queijos, carnes frescas e processadas e aves.
O Amcor Eco-Tite R foi projetado para maximizar a vida útil, manter a segurança alimentar, reduzir o desperdício de alimentos e pode ser reciclado em correntes de reciclagem de plástico de polietileno (PE) existentes na Alemanha, França, Itália, Holanda, Noruega, Áustria e Espanha. Isso significa que mais consumidores poderão reciclar suas embalagens de queijo, com o benefício potencial de alimentos mais duradouros.
“A equipe superou um desafio para a indústria; desenvolver um saco retrátil de alto desempenho que é livre de PVDC e reciclável, mantendo a segurança alimentar. Este é um grande passo em frente para os consumidores e um exemplo de como a remoção de materiais problemáticos da embalagem – algo que a indústria está cada vez mais focada em entregar – pode nos fornecer embalagens seguras, protegidas e recicláveis”, disse Rosalia Rosalinova, gerente de marketing da carnes e produtos frescos na Amcor.
O Amcor Eco-Tite R é uma embalagem multicamadas mono-PE que mantém uma alta barreira ao oxigênio e ao vapor de água, mesmo quando exposto a ambientes de alta umidade, como caixas frias e geladeiras. Esta solução fornece aos produtores de queijo europeus uma alternativa à embalagem PVDC – que não é reciclável em sistemas de reciclagem mecânica ou química.
Para validar a reciclabilidade em condições do mundo real, o Amcor Eco-Tite R foi certificado pelo instituto cyclos-HTP, um laboratório de testes independente. Esta inovação também apoia o compromisso mais amplo da empresa de desenvolver todas as suas embalagens para serem recicláveis ou reutilizáveis até 2025, com o qual se comprometeu em 2018.