Fundada em 2000, a Fazenda São Victor está localizada em Salvaterra, na Ilha do Marajó/PA, sendo administrada por Marcus Pinheiro, que é formado em agronegócios pela Universidade do Estado da Louisiana, EUA, e casado com Cecília Pinheiro, que gerencia as áreas administrativa e comercial da queijaria.
O mestre-queijeiro é Luís Ferreira Leal, que aprendeu a profissão com o pai, aos nove anos de idade. Ele é o responsável pelos queijos da empresa e, consequentemente, tem grande participação na conquista dos prêmios que destacam a queijaria.
O premiado Queijo do Marajó São Victor teve a produção iniciada em 2006, numa época em que não havia legislação específica para o Queijo do Marajó — por isso, a venda era apenas no arquipélago.
Em 2013, após a Portaria nº 418 reconhecendo o Queijo do Marajó, ele foi lançado com todas as normas de inspeção, por meio do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo do Marajó, pelo qual conquistou certificado de qualidade artesanal do produto, informa Marcus.
Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #3 da Revista do Queijo.