Iniciativa da prefeitura municipal de Jaguaribe/CE, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Diretoria de Cultura), o Museu do Queijo Coalho foi inaugurado em 31 de agosto de 2019. O produto é um queijo genuinamente nordestino, produzido há mais de 450 anos na região, representando a história, a cultura, a tradição e a gastronomia da sua gente.
A cidade foi escolhida por alguns motivos, explica o professor especialista Romário Barbosa, coordenador da Sala do Empreendedor Jaguaribano, Agente de Desenvolvimento Local, lotado na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia da prefeitura de Jaguaribe. Primeiro por ser conhecida nacional e internacionalmente como a terra do Queijo Coalho, além de ser uma das maiores bacias leiteiras do Ceará, já tendo ocupado o primeiro lugar em anos anteriores.
Além disso, tem uma expressiva produção diária do produto, principalmente artesanal, “o que nos qualifica como tendo o produto mais saboroso do Brasil”, como diz o coordenador. O museu está localizado em um espaço antigo e histórico, o prédio denominado Palácio da Intendência, no centro da cidade.
Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #3da Revista do Queijo.