As preferências variam entre o branquinho, o amarelado e o dourado. É um lanche bastante procurado por clientes em lanchonetes e faz sucesso em diversos eventos. Aproveitando que amanhã, dia 17 de agosto, comemora-se o Dia do Pão de Queijo, a Revista do Queijo traz algumas curiosidades sobre o assunto.
1. Origem 100% mineira?!
Existem diversas histórias sobre a origem desse quitute e, por isso, não se sabe ao certo sobre o seu surgimento. Mas há um consenso de que ele apareceu pela primeira vez nas fazendas mineiras, em meados do século 18, devido à falta de farinha de trigo em Minas Gerais.
Como a farinha era o ingrediente chave para a produção da maioria dos alimentos panificados, era preciso achar outra solução. Nessa época, o polvilho oriundo da mandioca era abundante no local. Então, as cozinheiras das fazendas passaram a misturar polvilho, leite, ovos, gordura (de banha de porco ou manteiga) e lascas de queijo, dando origem aos primeiros pães de queijo.
Dessa forma, o pão de queijo nasceu de uma necessidade da época. A partir daí, uma série de modificações e aprimoramentos só conseguiram deixar o nosso pãozinho de queijo ainda mais gostoso e especial.
2. Um dia reservado só para ele
Você sabia que em 17 de agosto é comemorado o dia Nacional do Pão de Queijo? É isso mesmo! Esse dia foi escolhido no ano de 2007, por ser a data da etapa final de um concurso de culinária que elegeria a melhor receita de pão de queijo do país.
O concurso foi exibido pelo programa Mais Você, da Rede Globo, e foi tão concorrido que acabou consagrando do dia da final como Dia Nacional do Pão de Queijo.
3. Copiado por outros países
Um alimento tão gostoso não poderia ficar restrito ao território nacional! Por isso, alguns países criaram versões semelhantes ao nosso pão de queijo. Na Colômbia, eles desenvolveram uma versão mais dura e achatada, batizada de “Pan de Bono”.
Já no Paraguai e na Argentina, o pão de queijo tem o formato de “U” e é conhecido como chipa. Aqui no Brasil também se encontra esse produto em algumas regiões, mas, muitas vezes, nem nos damos conta que é ele uma adaptação do pão de queijo. No Equador, o pão de queijo é chamado de “Pan de Yuca”.