Aberto financiamento para agroindústrias de queijo artesanal serrano

Edital foi publicado hoje no DOE pela Secretaria da Agricultura.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está com edital aberto para financiamento de agroindústrias que produzem queijo artesanal serrano, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), no valor limite de até R$ 15.000,00 por beneficiário. Essa linha de crédito se destina à pessoa física, possui bônus adimplência de 80% sobre o valor financiado, com prazo de carência de até três anos e amortização em até cinco anos para o contrato.

Podem aderir agricultores e pecuaristas familiares, proprietários das 50 agroindústrias distribuídas nos municípios de Bom Jesus, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Jaquirana, Muitos Capões e São Francisco de Paula, na região dos Campos de Cima da Serra, que obrigatoriamente estejam participando do Convênio Federal de qualificação da cadeia produtiva visando a melhoria da qualidade do queijo artesanal (Convênio Queijo Serrano) e estejam cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

Os interessados devem procurar a Emater/RS-Ascar do seu município para manifestarem o interesse. A empresa tem até 01/12 para encaminhar para a Seapdr a Ata do Conselho Municipal contendo a informação dos nomes e CPF dos produtores e respectivos nomes das agroindústrias, aprovados no Conselho Municipal de Agricultura/Desenvolvimento Rural, para serem beneficiários do Projeto.

“O objetivo deste financiamento é promover a melhoria da atividade produtiva, do manejo, das instalações, da agroindústria e da estruturação das propriedades com microqueijarias de produção de queijo serrano participantes do Convênio Queijo Serrano”, destaca Jonas Wesz, chefe de Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura.

O queijo artesanal serrano é o primeiro queijo brasileiro a obter uma Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem (DO). A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e engloba 16 municípios gaúchos e 18 catarinenses.

Mais informações pelo telefone (51) 3218-3361 ou pelo e-mail sistemas-produtivos@agricultura.rs.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*