David Asher viaja o mundo compartilhando seus ensinamentos sobre as técnicas e a filosofia da produção natural e tradicional de queijos.
O seu envolvimento com queijos começou por volta de 2007 — um interesse por coisas da terra que surgiu na infância, no quintal dos pais, e se expandiu até a produção de queijos de leites de cabra, sempre abordando uma perspectiva natural. “Não tenho uma educação formal sobre queijos, em parte porque não conseguia encontrar produtores que fizessem o tipo de produção queijeira que eu queria aprender”, conta.
“Eu estava interessado em uma abordagem por uma perspectiva natural, mantendo fermentos tradicionais. A maior parte da minha própria educação queijeira veio de experimentações e explorações com queijos.” Foi justamente a falta de material disponível que o levou a escrever “The art of natural cheesemaking” (Chelsea Green Publishing, 2015), livro que, como diz, “encontrou seu caminho para as bibliotecas dos queijeiros de todo o mundo”, sendo traduzido para alemão, búlgaro, espanhol, francês e russo — em breve, ele espera, também para o português.