2ª edição do Concurso de Queijo Artesanal do RS, em Porto Alegre/RS, acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio, na Casa de Cultura Mário Quintana (Lola Bar).
A iniciativa promovida pela Associação Gaúcha de Laticínios (AGL), Emater/RS e Sebrae RS será realizada em maio reunindo diferentes queijarias gaúchas que atuam na produção do alimento de forma artesanal. O evento será realizado no Lola Bar (R. dos Andradas, 736 – 7º andar), e terá ainda a assinatura do regulamento técnico de identidade e qualidade do queijo colonial artesanal, documento que será assinado pelo Secretário de Agricultura do Estado, Giovani Feltes.
Para o Diretor Técnico da AGL, Danilo Cavalcanti Gomes, o termo é uma forma de resgatar a tradição do produto artesanal e colonial. “Com o passar dos anos, se perdeu a tradição do queijo original e essa normativa resgata as bases do queijo colonial, conforme ele foi concebido desde a imigração italiana, principalmente com os imigrantes do norte da Itália com o queijo asiago. Essa é uma forma de garantir esse patrimônio gastronômico do Estado”, comenta.
Sobre o Concurso de Queijo Artesanal do RS
Em sua primeira edição em 2022, o Concurso de Queijos Artesanais do RS reuniu 44 queijarias do Estado que inscreveram 99 variedades de queijos. A iniciativa contou com 24 jurados e 11 expositores, além de mais de 250 participantes dos painéis técnicos e mais de 240 pessoas envolvidas nas oficinas temáticas.
Foto: Andréia Ramires