Entre os destaques da 38ª Oktoberfest e Feirasul está a grande variedade gastronômica que promete conquistar o paladar do público entre os dias 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro.
Nesta edição, a Festa da Alegria vai contar com a 2ª Feira da Agricultura Familiar com a participação de 30 agroindústrias comercializando produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos, sucos, entre outros. Uma das novidades do espaço este ano será o lançamento do Queijo de Cerveja, da Queijaria Dorf, de Teutônia.
Além disso, haverá dez agroindústrias com a venda de artesanato rural, floriculturas rurais e sementes crioulas. A exemplo de 2022, quando foi um sucesso de público e vendas, a Feira ocorre no Pavilhão da Agricultura Familiar, montado próximo ao Ginásio Poliesportivo.
Segundo o coordenador da Agricultura Familiar da Oktoberfest, Carlos Corrêa da Rosa, entre as agroindústrias participantes estão quatro premiadas na Expointer 2023: Estrelat, de Estrela, com 1º lugar em Doce de Leite; Agroindústria Hermes, de Arroio do Tigre, com o 2º lugar em linguiça suína defumada; a Laticínios Pipo, de Nova Roma do Sul, com o 2º lugar em Queijo colonial; e a Doces Silva, de Santo Antônio da Patrulha, com o 2º lugar em melado.
Rosa acrescenta que agroindústrias de 36 municípios irão expor na Oktoberfest e Feirasul, sendo oriundas do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e outras regiões do Estado:
“A Feira da Agricultura Familiar tem grande importância, pois oferece produtos de qualidade diretamente ao consumidor final, gerando renda e a oportunidade da permanência de jovens no meio rural, uma vez que eles tornam-se empreendedores dos negócios das famílias com a participação em feiras de grande porte como essa”, destaca.