Como conhecer a recém-lançada Rota do Queijo em Valença, no Rio de Janeiro

Quatro fazendas de produção premiadas estão no roteiro, que inclui degustações e almoço com fogão a lenha.

No coração do Vale do Café, a cidade de Valença instituiu a Rota do Queijo, uma jornada gastronômica que faz parte do catálogo de informações turísticas fluminenses, disponível no site oficial e no Guia de Turismo Rural do Vale do Café.

Localizada em uma das maiores bacias leiteiras do Rio e com vocação inata para a produção rural, o município trabalha em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur-RJ), e quatro fazendas integram a Rota, com direito a almoço feito no fogão a lenha de uma delas. O passeio proporciona aos visitantes uma imersão no processo de produção de queijos, desde a matéria-prima até o produto final, com degustações que elevam a experiência.

A Fazenda Du’Vale é uma das participantes, cujo queijo fino possui certificações nacionais e internacionais, e o local abriga a primeira caverna subterrânea do Brasil para a maturação de queijos. O Rancho Lo Buono, por sua vez, trocou o gado bovino pelos búfalos e o casal Eduardo e Mônica prepara, na frente dos visitantes, a verdadeira mussarela de búfala, além de queijos finos como gruyère e até um gelato. A Rota do Queijo pretende preservar a cultura, estimular a economia e reconhecer a qualidade da produção de Valença.

O ponto de encontro do passeio é no Empório Rural, em Valença, com saída às 8h e previsão de retorno às 16h. É preciso adquirir o passaporte da Rota, e ao final o participante ganha um certificado de conhecimento de produtos e produção. O passaporte custa R$ 270,00, com 50% no ato da contratação e o restante durante o passeio. Crianças menores de 6 anos não pagam, e de 6 a 12, pagam meia. Mais informações pelo WhatsApp (24) 99883-1085.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*