Cartilha de Degustação dos Queijos do Sudoeste é lançada no Paraná

Um novo catálogo, criado por especialistas em queijos e vinhos, está promovendo a valorização dos produtos típicos do Paraná. A Cartilha de Degustação dos Queijos do Sudoeste é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud) e o Sebrae/PR, por meio do programa Inova Queijo Sudoeste do Paraná.

A cartilha faz uma análise sensorial detalhada de queijos produzidos na região, liderada pelo queijista Tiago Pascoal, vice-presidente da Associação dos Queijistas do Brasil. O material descreve características visuais, táteis, olfativas e gustativas dos queijos, além de informações sobre o produtor, município de origem, tempo de maturação e tipo de leite. A publicação também apresenta gráficos que detalham o sabor dos produtos.

Além disso, o catálogo oferece sugestões de harmonização dos queijos com vinhos locais, elaboradas pelo sommelier Wagner Gabardo, da Vinopar, destacando a diversidade e qualidade dos produtos. “O Paraná está muito diverso em estilos de vinhos, com espumantes, brancos, rosés, tintos mais leves e tintos encorpados”, explica Gabardo.

O catálogo apresenta 17 queijos produzidos em municípios como Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste e Francisco Beltrão, além de 17 vinhos de cidades como Apucarana, Bituruna e Campo Largo.

Valorização do setor queijeiro e turístico

O presidente da Aprosud, Claudemir Roos, ressalta os benefícios que a divulgação traz ao setor, tanto economicamente quanto para o turismo. “Prova disso são nossos resultados em concursos. No Prêmio Queijo Brasil, a Aprosud teve 24 queijos inscritos e 19 ganharam medalhas. Isso incentiva os produtores a investir cada vez mais em qualidade”, destaca Roos.

O catálogo foi lançado oficialmente em agosto, durante o evento de inauguração do Inova Queijo 2024, em Itapejara D’Oeste, com uma degustação que reuniu produtores e especialistas. O evento técnico do programa está previsto para 21 de novembro, no Centro de Eventos do município.

O programa Inova Queijo faz parte do Inova em Ação, que apoia os produtores de queijo do Sudoeste do Paraná em todas as etapas do processo produtivo, desde a obtenção da matéria-prima até a comercialização. O programa inclui cursos de produção artesanal, organização da Aprosud, fortalecimento do turismo e assistência técnica para agroindústrias.

Apoio ao setor agrícola e vitivinícola

O Sistema Estadual de Agricultura, através de seus programas, apoia os produtores de queijos e de uva no Paraná. O Revitis – Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense – lançado em 2019, estimula a produção de uvas e derivados, com foco na produção, comercialização, turismo e apoio à agroindústria.

Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, destacou que o catálogo valoriza os produtores e desperta o interesse de turistas. “Queremos que o Paraná seja conhecido pela produção de queijos e vinhos, atraindo turistas e gerando negócios, empregos e renda no campo”, afirmou.

Muitos dos queijos listados no catálogo fazem parte da Rota do Queijo Paranaense, uma iniciativa estadual que promove experiências turísticas ligadas à produção agropecuária, com degustações, visitas guiadas e hospedagem rural.

Empreendedorismo no setor

Em 2023, a Aprosud solicitou o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) para o queijo artesanal do Sudoeste do Paraná junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O reconhecimento destacará as condições únicas de produção da região, agregando valor ao produto. Além disso, o Projeto de Lei n.º 131/24 propõe o reconhecimento do queijo artesanal como Patrimônio Cultural e Imaterial do Paraná.

“A experiência proporcionada pelo lançamento do Inova Queijo 2024 eleva nossos queijos a um novo patamar, pois os parceiros puderam sentir a qualidade de nossos produtos. Isso é resultado de uma união de esforços entre produtores e parceiros”, afirmou Alyne Chicocki, consultora de Agronegócios do Sebrae/PR.

Foto: Prefeitura de Itapejara D’Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*