Com sede no Sul de Minas Gerais, empresa conta com duas unidades físicas e vende cerca de três toneladas de queijo por mês.
Pioneira na venda de queijos pela internet, a mineira Queijo D’Alagoa-MG está completando 15 anos. A empresa, com sede em Alagoa, no Sul de Minas Gerais, que nasceu como um comércio virtual, hoje já conta com duas unidades físicas e vende cerca de três toneladas de queijos artesanais por mês.
Conforme o empresário Osvaldo Filho, mais conhecido como Osvaldinho, a Queijo D’Alagoa-MG nasceu para ajudar um pequeno produtor de queijos de Alagoa, o Sô Batistinha, em 2009. De lá para cá, os negócios avançaram e a empresa, hoje, comercializa, através de parceria, queijos e produtos de várias famílias de pequenos produtores.
“Hoje, na Queijo D’Alagoa, trabalhamos em parceria fixa com sete famílias de pequenos produtores. Em algumas épocas esse número aumenta, conforme a demanda do mercado, que é sempre crescente. Buscamos valorizar o produtor rural, agregar valor ao produto, movimentar a economia local, fomentar o turismo e preservar a cultura, história e tradição”.
Lojas
Conforme Osvaldinho, além das vendas pelo site, a Queijo D’Alagoa tem duas lojas físicas, uma em Alagoa, e a segunda unidade, que foi inaugurada no ano passado em Passa Quatro, no Sul de Minas Gerais. Ao todo, a empresa vende 15 variedades de queijos artesanais de Alagoa e, além dos queijos, também há venda de produtos que harmonizam como os doces, geleias, azeites da Mantiqueira e cafés especiais.
Os queijos comercializados têm como principais destinos os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A loja além de ser uma forma de escoar os queijos produzidos pelos parceiros, também se destaca por promover o desenvolvimento econômico da região.
“Quando eu comecei a vender os queijos eram apenas três peças nos primeiros meses. Com isso, a transportadora não queria coletar. Com o crescimento da empresa, temos contrato com os Correios, o que mantém a unidade aberta na cidade. A coleta dos nossos produtos pela transportadora acontece todas as semanas. A loja trouxe desenvolvimento para a cidade, movimenta a economia e o turismo”.
Conforme Osvaldinho, a Queijo D’Alagoa-MG conta ainda com o clube de assinatura do Queijo Artesanal Alagoa – uma assinatura mensal para receber um kit composto por queijos da região – e integra a Rota do Queijo e do Azeite. A Rota, criada por Osvaldinho, nasceu devido à demanda alta dos clientes que compram os queijos e têm o interesse de conhecer a região produtora. Somente em 2023, a rota recebeu mais de 400 turistas.
Conforme Osvaldo Filho, ao longo dos últimos 15 anos, a produção de queijo em Alagoas se desenvolveu bastante. Um dos maiores avanços foi o reconhecimento da região como produtora do Queijo Artesanal de Alagoa, o que passou a permitir a regularização da produção e a possibilidade de vender os queijos em todo o Brasil.
Planos são de expansão e diversificação
Com a estruturação da região, que além dos queijos artesanais, se destaca também pelos azeites e café, as expectativas futuras são positivas para a Queijo D’Alagoa. O plano é abrir mais uma loja de queijos com o diferencial de abrigar uma cave de maturação subterrânea, criar uma queijaria escola e também um mini museu do queijo, fundamental para a preservação da história.