A Tirolez aproveita o momento para apresentar aos consumidores seu reposicionamento de marca, que reforça a tradição e a qualidade dos produtos Tirolez, conectando sabores e experiências para levar sempre o melhor queijo à mesa dos consumidores.
A marca ganhou nova assinatura (“Melhor a cada Queijo”), logomarca e embalagens e contará com campanha 360º, com ativação de: notícias online , redes sociais, imprensa, pontos de vendas e endomarketing. O famoso personagem do Tirol ganhou protagonismo e passa a ser chamado de “Sr. Minas”, em homenagem ao estado em que essa história de sucesso nasceu.
Tudo começou em 1980, na cidade de Tiros, em Minas Gerais, quando os irmãos Cícero e Carlos Hegg, então engenheiros recém-formados, decidiram empreender. Compraram um laticínio e perceberam que o negócio tinha potencial. Afinal, uma pequena planta de produção foi instalada em uma das bacias leiteiras mais importantes do país e reconhecida por queijos de qualidade. Batizaram a marca de Tirolez, em homenagem à cidade, e seguiram com o propósito de produzir, com cuidado e amor, queijos que suas próprias famílias adorariam consumir.
Ao longo de seus 45 anos de história, a inovação sempre foi um valor cultivado pela empresa. A Tirolez foi a primeira a lançar os queijos especiais no Brasil, em 1990; a primeira na categoria de queijos light (1994); a responsável por criar o primeiro Creme de Ricota e de Queijo Minas Frescal no país, em 2008 e 2010, respectivamente; além de ser a marca com a maior e mais completa linha de queijos zero lactose.
“A Tirolez possui uma história que nos dá muito orgulho e esse novo momento da marca é mais um passo no caminho da evolução. Com o propósito de oferecer experiências que alimentam o melhor de nós, a Tirolez reforça, por meio da nova assinatura de marca Melhor a cada Queijo , a repetição e evolução contínua desde os processos internos e qualidade dos produtos, até a jornada de experiência do consumidor”, comenta Marcel de Barros, CEO da empresa.
O reposicionamento da marca
O novo momento é marcado pela evolução da identidade visual, que passa a ser mais moderna, sem perder a essência. O vermelho, que já é marca registrada da Tirolez, segue sendo o cor principal, mas a tipografia e os ícones foram atualizados, ganhando um padrão inspirado nas formas dos queijos.
O reposicionamento, idealizado em parceria com a agência Ana Couto, também redefine a marca a partir do arquétipo das riquezas, materializado pelo personagem Sr. A nova assinatura, “Melhor a Cada Queijo”, reforça a tradição e qualidade da Tirolez, uma marca que inova a cada dia e que inspira o consumidor a descobrir novos sabores e experiências.
Evolução do Personagem: Sr. Minas
O personagem que estampa as embalagens e comunicações da marca foi criado em 1989 e evoluiu ao longo do tempo, dando identidade aos produtos nas gôndolas dos supermercados. Em sua nova versão, ganhou protagonismo, tornando-se o interlocutor da marca com diversos públicos e aumentando a conexão e a proximidade com o consumidor. Batizado de Sr. Minas, ele é um queijista que vai interagir em diversas plataformas e momentos.
Mas o que é um quejista? Enquanto o mestre queijeiro é o especialista na arte de fazer queijos e cuida de cada detalhe dos processos de produção, o queijista estuda a história dos queijos, seus diferentes tipos e técnicas de análise e harmonização.
“O Sr. Minas personifica a marca e se aproxima do consumidor final de queijos. Ele tem como objetivo orientar nossos consumidores, clientes e transformadores na escolha dos melhores queijos para cada ocasião, além de inspirar a experimentação de novos sabores e clássicos. Por que não um queijo azul em uma salada? Ou um Brie para acrescentar sabor à sobremesa? O mundo dos queijos permite infinitas variações”, explica Andrea Köhler, Diretora de Marketing da Tirolez, destacando que o personagem é também a estrela das novas embalagens.