Queijaria da UTFPR-DV obtém registro no Sistema de Inspeção Municipal – SIM/POA que permite a produção e comercialização de queijos

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), comemora uma importante conquista: a obtenção do Certificado de Registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM/POA) e o Certificado de Registro 001 Queijo Colonial e 002 – Cumbuca, pela Queijaria da UTFPR-DV. Este registro, inédito para uma Universidade Pública, permite a produção e a comercialização de queijos.

A trajetória para esta certificação iniciou-se em 2023, com a formalização da Queijaria da UTFPR-DV junto ao Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA). Após análises rigorosas e muitas documentações, ocorreu a emissão da Certidão de Estabelecimento Nº 012 – SIM/POA, registrada no SIM/POA.

Na última segunda-feira (14), foi realizado o registro do estabelecimento no sistema e-SISBI-SGE, um sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que permite gerir estabelecimentos e controlar produtos agropecuários. Através do Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – De Segurança Alimentar Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local – CONSAD. Com este, obtivemos o Certificado de Registro dos Queijos.

A iniciativa foi liderada pela técnica responsável pela Queijaria, Silviane Ap. Tibola, com apoio técnico do servidor e médico veterinário, Jefferson Felipe Cavazzana. Siviane comenta que foi uma longa caminhada, mas que valeu muito a pena, pois a Queijaria da UTFPR-DV agora é uma realidade.

A UTFPR-DV agradece ao poder público municipal de Dois Vizinhos , em especial ao médico veterinário Fabiano Pereira Borges, responsável pelo SIM/POA e à Médica Veterinária Juliana Van Kranenburg Demeterko Ditzel, fiscal do SIM/POA, pelo apoio na condução dos registros da Queijaria e Queijos.

Agradecimentos também são direcionados ao professor Laércio Ricardo Sartor, Coordenador da Estação Experimental (COEXP), pela iniciativa em implantar um Sistema de Gestão na Fazenda Experimental da Universidade, conectando o serviço público com a iniciativa privada, trazendo investimentos e novas possibilidades para a UTFPR-DV. Além disso, um reconhecimento é feito à direção-geral e sua equipe, professores, servidores, terceirizados e aos colegas da BOVINO DE LEITE, COEXP, DESEG E DEPRO que contribuíram para a realização deste trabalho.

Por fim, a UTFPR-DV parabeniza os servidores Silviane e Jefferson pela obtenção das certificações, que servem como exemplos de pioneirismo e inovação no contexto universitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*