Recentemente, aconteceu uma solenidade especial para a entrega da homenagem ao produtor rural José Eustáquio e Família pela obtenção do Selo Arte para a Queijaria Relíquia (MG). O evento que foi promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, teve a presença dos órgãos envolvidos na certificação como o IMA, Cispar e Emater-MG.
“Esta conquista traz ao munícipio um importante passo e um marco na qualidade do Queijo Minas Artesanal, mostrando a potencialidade do município em produzir produtos seguros e de qualidade no âmbito nacional”, destacou o vice-prefeito João Martins de Paula “Corete”.
A Queijaria Relíquia e o produtor José Eustáquio são os pioneiros na certificação do munícipio, sendo que, agora, o queijo pode ser comercializado em todo o Brasil, reunindo além do sabor incomparável, a segurança alimentar do produto que a certificação lhe confere.
O Secretário de Agricultura Jhone Moreira enfatizou a conquista “uma importante fase do queijo artesanal Lagoense bem como uma boa referência para que novos produtores do munícipio possam conquistar essa certificação”, ressaltou.
Também estiveram presentes à cerimônia autoridades municipais como Abadia Fernandes de Oliveira, secretária de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo; Juliana Borges da Fonseca Brandão, secretária de Desenvolvimento Social; Adauto Moreira de Andrade (Obras, Transportes e Serviços Públicos; Aline de Oliveira Braga, Secretária de Saúde; os coordenadores das entidades públicas Maria Clara Grossi Andrade (Cispar), Fernanda Soares Brito (IMA), Douglas Goulard de Castro (Emater-MG) e a equipe técnica do Queijo Minas da Regional de Patos de Minas.
“O Selo Arte é a cereja do bolo para que o produtor possa valorizar ainda mais sua luta diária de forma a receber a remuneração compatível com seu esforço”, concordam os técnicos, Ilídio Caixeta e William Primo, que atenderam o produtor nos últimos três anos.