São Paulo aposta em Rotas do Queijo para emplacar setor no estado

Com o objetivo de aumentar a participação do estado nesse mercado, o governo de São Paulo lançou o projeto “Rotas do Queijo de São Paulo”. A iniciativa, intersecretarial, conta com a colaboração das pastas da Casa Civil, Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, Desenvolvimento Econômico e Invest SP.

A proposta é aproveitar o crescimento das queijarias artesanais no estado. Desde o final de 2022, o número de produtores registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) cresceu 300%, um aumento impulsionado pela simplificação do processo de registro.

Atualmente, São Paulo conta com quase 60 queijarias artesanais oficialmente reconhecidas, além de mais de 100 indústrias de laticínios. Segundo a secretaria, o mercado de queijos artesanais no estado é de R$ 235 milhões.

A Rota do Queijo de SP reúne 102 queijarias localizadas em 77 municípios, distribuídas em oito rotas temáticas. O projeto mira promover os queijos paulistas tanto no mercado doméstico quanto o internacional. A meta é conectar produtores, turistas e consumidores por meio de experiências que combinam gastronomia, cultura e turismo rural.

Foto: Rodrigo Resende

MANTENHA-SE INFORMADO!

Insira seu nome e email para receber nossas informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*