Inventário, documentário e minidocs corroboraram para o reconhecimento da tradição como patrimônio imaterial de Minas Gerais.
Em novembro e dezembro, o Instituto Periférico lançou uma série de conteúdos que aprofundaram o olhar sobre o modo de fazer do queijo Cabacinha, um dos produtos mais importantes da cultura alimentar do Vale do Jequitinhonha. Resultado de uma expedição realizada pelo projeto na região entre julho e agosto deste ano, um documentário e um inventário foram lançados em 27 de novembro, seguidos por dois minidocumentários com estreias em 3 e 10 de dezembro.
Antes mesmo do lançamento dos produtos, o Instituto Periférico esteve no município de Pedra Azul para a contrapartida do projeto, que incluiu o compartilhamento dos resultados da pesquisa e a exibição do documentário para a comunidade escolar e os produtores. Os alunos do Colégio Ama tiveram a oportunidade de refletir sobre os dados apresentados e compreender a importância socioeconômica do queijo Cabacinha para a região. Os resultados foram consolidados com a Escola Estadual Coronel Pacífico Faria. As duas atividades foram exclusivas para a comunidade escolar. No período da noite, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva do queijo Cabacinha se reuniram no Centro Municipal de Tecnologia (Cemtec) para a apresentação do inventário e a exibição do documentário.
As ações integraram o projeto “Queijo Artesanal: Sabores e Saberes Mineiros”, que registrou os modos de fazer tradicionais relacionados à produção do queijo artesanal em diversas regiões de Minas Gerais. O objetivo foi ampliar o conhecimento, a salvaguarda patrimonial e a promoção cultural e turística desse elemento simbólico da cozinha mineira. Esta foi a segunda etapa da iniciativa, que já havia se dedicado ao Queijo Minas Artesanal das microrregiões de Araxá e Canastra.
No Vale do Jequitinhonha, a equipe multidisciplinar realizou entrevistas e visitas a produtores, comerciantes e outros profissionais que integram a cadeia produtiva do Cabacinha nos municípios de Pedra Azul, Cachoeira de Pajeú e Medina. O resultado foram registros que destacaram saberes e fazeres transmitidos de geração em geração há cerca de 80 anos. Os materiais mergulharam na rotina das famílias produtoras, assim como na dinâmica da comercialização em mercados e feiras locais, que se revelaram importantes espaços de sociabilidades.
A comitiva que foi a campo no Vale do Jequitinhonha contou com dez integrantes: Luciana Praxedes (coordenadora do projeto), Débora Raíza Rocha (historiadora e coordenadora de pesquisa), Samila Queiroz (historiadora), Nicole Batista (antropóloga), Isabela Oliveira (geógrafa), Felipe Muniz (diretor de fotografia), Lucas de Godoy (fotógrafo), Rafael Oliveira (som direto), Paulo Henrique de Vasconcelos (diretor de cena) e Nataly Santos (social media).
A diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, destacou a importância da iniciativa: “o projeto não apenas ressaltou a riqueza do nosso patrimônio cultural, mas também estimulou a preservação e a promoção do queijo e de seus modos de fazer como um símbolo da identidade mineira. Ao reconhecer e apoiar os saberes e sabores que compõem essa tradição, investimos na nossa história e no futuro dos nossos produtores, possibilitando que o queijo artesanal de Minas Gerais continue sendo uma fonte de orgulho e sustento para muitas comunidades”.
A ação foi uma realização do Instituto Periférico, com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria cultural com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). O projeto contou com o apoio técnico da Emater-MG.
LANÇAMENTOS – Queijo Artesanal: Sabores e Saberes Mineiros – Queijo Cabacinha | Vale do Jequitinhonha
Dia 27 de novembro
Documentário “Queijo Cabacinha | Vale do Jequitinhonha”
Inventário “Modo de Fazer o Queijo Artesanal Cabacinha do Vale do Jequitinhonha”
Dia 3 de dezembro
Minidocumentário “Queijo Cabacinha | Vale do Jequitinhonha – Modo de Fazer”
Dia 10 de dezembro de 2025
Minidocumentário “Queijo Cabacinha | Vale do Jequitinhonha – Comercialização e Sociabilidades”
Disponível em https://www.institutoperiferico.org/queijominas
Foto: Reprodução




