A parceria entre a Federação da Agricultura do Ceará (Faec) e o Banco do Nordeste (BNB), que conta com o apoio do Sebrae, tem o objetivo de adequar pequenos produtores às exigências da inspeção sanitária.
Por meio da parceria, o BNB financiará 100 produtores de queijo que se dispõem a obter o selo de inspeção sanitária para a sua total adequação à legislação vigente. As ações, discutidas pelo presidente da Faec, Amilcar Silveira, com o superintendente do BNB, Lívio Tonyatt, integram o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) e são voltadas para o setor de laticínios e da carcinicultura do estado, com destaque para produtores de camarão.
“Conseguimos, juntamente com o Sebrae, organizar 100 queijeiras que serão organizadas e adequadas às exigências da inspeção sanitária. Então esses laticínios que precisarem de financiamento bancário para adequação à legislação contarão com o aporte do BNB”, afirma Amilcar.
“Posteriormente, obtidas a licença e a outorga, esses 100 laticínios e essas 100 fazendas poderão ter acesso a crédito pelo BNB”, conclui o presidente da Faec.
Imagem: Natinho Rodrigues/Divulgação