Região de Diamantina é reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), assinou, no final de março, o decreto que reconhece oficialmente a região de Diamantina como produtora de Queijo Minas Artesanal.

Beneficiando diretamente 42 produtores e toda a agroindústrias de pequeno porte, a caracterização abrange nove municípios — Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves —, sendo a 9ª região de Minas Gerais reconhecida oficialmente como produtora do tradicional queijo mineiro.

O reconhecimento concedido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), entidade vinculada ao órgão, teve como base um estudo técnico produzido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), também vinculada à Seapa.

O estudo levou em consideração o processo de fabricação, as características sensoriais e os aspectos gerais do queijo, assim como o perfil dos produtores e das propriedades. Também foi feito o levantamento dos aspectos tradicionais e evidências da produção de queijo nos municípios por meio de documentos, publicações, fotografias e relatos. Outro aspecto pesquisado foi a caracterização integrada do meio físico da região estudada, baseada na análise de suas unidades de paisagem.

“O produto feito artesanalmente, que não tem nada semelhante, adquire valores que fogem ao padrão comercial. O que temos procurado fazer em Minas é essa diferenciação de produtos únicos. O queijo de Diamantina vai caminhar nesse sentido. Isso significa um produtor melhor remunerado. A cidade vai atrair mais turistas, porque quem consome quer conhecer. Estamos começando uma era nova na cidade”, afirmou o governador na anunciação do reconhecimento.

 

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*