Queijo produzido em Sergipe vence concurso nordestino

Júri técnico avaliou quatro quesitos: aspecto exterior, aspecto interior e textura, aromas e sabores.

O queijo Madrugada da Alvorada, produzido no município de Itaporanga D’Ajuda, venceu 300 concorrentes e conquistou o Concurso Nordestino de Queijos e Derivados realizado em julho na cidade de Vitória da Conquista/BA.

O produto conquistou o Selo Super Ouro, a mais alta premiação em disputa do evento realizado durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que reuniu produtores de queijos e produtos lácteos.

O júri técnico avaliou quatro quesitos: aspecto exterior, aspecto interior e textura, aromas e sabores. O queijo Madrugada da Alvorada já havia sido premiado nacionalmente em 2018.

Origem do produto

O Laticínio Alvorada foi criado há quase cinco anos e funciona no Povoado Chan, município de Itaporanga D’ajuda. No local, são processados cerca de 3,5 mil litros diariamente, destinados à fabricação de sete tipos de queijos.

O madrugada, queijo vencedor no Enel, é do tipo parmesão maturado (quando após o processo de produção, que inclui a pasteurização do leite, coagulação, corte e salga do queijo, permanece em repouso em ambientes com temperatura e umidade controlados). No caso do fabricado no laticínio, esse período é de seis meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*