A Gelato Boutique, em São Paulo, é da chef Márcia Garbin.
Sorvete de queijo pode até não ser mais tão surpreendente – afinal, vivemos no país de romeu e julieta -, mas uma gelateria em São Paulo decidiu dar um twist. A Gelato Boutique, em Pinheiros, criou uma coleção de cinco sabores com queijos premiados, na intenção de enaltecer produtores independentes do interior do estado.
Entre elas, estão a Fazenda Atalaia, de Amparo, que já ganhou reconhecimento estrangeiro com sua criação Tulha. Ele foi o primeiro brasileiro a levar uma medalha de ouro no World Cheese Awards, o “Oscar dos queijos”, feito que repetiu em 2021 e 2022. Na forma gelada, ele aparece combinado com banana caramelizada.
Mais uma criação da chef gelatier Márcia Garbin é o gelato de queijo Gregório, da Fazenda Santa Luzia (Itapetininga) – vencedor da medalha de ouro no Mondial Fromage Tours 2021 -, condimentado com feno grego.
Disponíveis na vitrine da Gelato Boutique até o dia 3 de setembro, as criações também incluem um gelato de queijo mandala com doce de leite, da Pardinho Artesanal (Pardinho); queijo maratimba (de ovelha e vaca) com calda de limão siciliano, da Queijaria Rima (Porto Feliz); e requeijão de prato, da Lano-Alto (Catuçaba), com leite e goiabada.
“Desde o início trabalhamos com sorvetes de queijos artesanais e, a cada ano, acompanhamos esse mercado crescendo e ganhando importantes premiações internacionais. Por isso, quisemos homenagear os queijeiros e mostrar o orgulho em trabalhar com eles, fazendo este festival que mostra a excelência do queijo artesanal de São Paulo”, diz Márcia, que é a única brasileira com o título de Gelato Pioneer, símbolo da maestria italiana do setor.