Rota Rural em Ladário/MS capacita produtores

Realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciativa é desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal.

Cerca de 20 produtores da agricultura familiar do Assentamento 72, em Ladário, participaram de capacitações da Rota Rural voltadas para a produção de produtos a partir de leite e hortifruti, como queijos e doces de compota, aprendendo 10 tipos de receitas diferentes. A qualificação profissional foi oferecida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, entre os dias 21 e 23 de maio, na Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, que fica dentro do assentamento.

O prefeito de Ladário, Iranil Soares, acompanhou parte da capacitação e esteve presente na entrega dos certificados. Ao final do curso houve degustação dos produtos elaborados.  “Queremos que essa seja uma oportunidade de alavancar o potencial dos assentados, que produzem produtos de qualidade e aqui aprenderam a lidar com outras técnicas para oferecer queijos e outros alimentos deliciosos”, destacou.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Larissa Moraes, as capacitações vão permitir que os empreendedores rurais ampliem o mercado que atuam com novas opções de itens para a venda. “Os participantes puderam vivenciar em três dias diferentes receitas, aprenderam como elas são feitas e conseguiram produzir com acompanhamento de especialistas. Trata-se de uma janela de possibilidades que se abre para eles com mais oportunidades de geração de renda”, pontuou.

Toda a estrutura das capacitações é itinerante e foi montada no estacionamento da escola rural do Assentamento 72 para atender os participantes. Em um dos cursos, o grupo aprendeu a produzir tomate confit, balinha de banana, molho de tomate assado e doce de goiaba. Já a outra turma foi direcionada para produzir queijos do tipo parmesão, ricota, nicola tradicional e recheada com doce de leite, minas frescal e coalho.

Quem participou dos cursos como André Ricardo Gonçalves de Arruda pontuou que o conhecimento adquirido permitiu o aprimoramento das técnicas para ter produtos com diferencial. “Esse aprendizado vai aperfeiçoar o que sabemos e isso melhora os produtos que produzimos. Para a venda, acredito que fará toda a diferença”, expôs.

Felipe Cristaldo é outro pequeno produtor rural que fez o curso e quer avançar na sua produção de queijos. “Essa capacitação vem ajudar muito a gente para aprimorar o que já faço com queijo. Não tinha conhecimento em muitas coisas que apresentaram e isso vai melhorar minha produção”, comemorou.

Marilda Castelo de Mesquita é uma das pioneiras no assentamento, com mais de 20 anos de atuação, e defendeu que a capacitação trouxe novas perspectivas para a comunidade. “Foi uma benção esse curso, para mim e para outras mulheres que participaram, por que deu motivação para podermos reabrir a cozinha comunitária do assentamento a partir dos produtos que foram ensinados e podemos produzir tudo aqui”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*