Texto: Andréia Ramires / Foto: Reprodução
No início deste mês de outubro, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fizeram a entrega do Selo Arte para produtores de queijo artesanal de Goiás, no Sindicato Rural de Alexânia.
O estado de Goiás é o primeiro estado do Centro-Oeste a conceder o Selo, que foi entregue para as queijarias Fazenda Coqueiral, Santa Fé da Lagoinha e Queijaria Lima. A concessão do Selo permite que alimentos lácteos e cárneos produzidos de forma artesanal possam ser vendidos a outros estados, abrindo oportunidades ao produtor.
Outra função do Selo é garantir que o produto foi feito conforme as características e métodos tradicionais próprios, além de seguir boas práticas agropecuárias e de fabricação — sendo eles fiscalizados por órgãos de saúde pública, cabendo ao Ministério da Agricultura coordenar a implementação da política e realizar a gestão do sistema de concessão e controle do Selo.
Cada selo tem um número de rastreabilidade para identificação do produtor, data e local de fabricação do produto. Antes do Selo Arte, esses produtos artesanais de qualidade não podiam ser comercializados além de seus Estados de origem, o que trazia prejuízos para produtores e consumidores. Em Goiás, a concessão é feita pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
Outras queijarias contempladas
Além das três queijarias que já foram contempladas, mais sete estabelecimentos têm projetos aprovados em Goiás. Em outros estados, cinco já concederam o Selo Arte: Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Pará e Espírito Santo.
“Hoje vocês vão representar uma série enorme de produtores do estado de Goiás. Que essa rota do turismo rural possa implementar essa gastronomia tão gostosa de Goiás e de outros estados do país”, comentou a ministra.