Santa Helena, apostando no leite de búfala

Com origens familiares, a Fazenda Santa Helena foi assim batizada em homenagem a Sayud Helena Assef, avó do queijeiro João Pedro Delgado. Localizada no município de Sete Barras/SP, a fazenda é um negócio puramente familiar.

“A minha relação com queijo vem desde o berço. Fui criado na fazenda e minhas memórias mais antigas estão no curral das búfalas ou vendo meu pai produzindo as suas primeiras Mozarelas”, começa explicando João Pedro, que também é o queijeiro responsável pela produção e venda dos queijos maturados de búfala da Santa Helena. O seu pai começou a produzir queijo quase que simultaneamente com a criação de búfalas, embora a ideia original fosse vender leite para as queijarias locais.

“Porém, o produto ainda era extremamente desvalorizado e, com poucos produtores na região, os compradores ‘montavam’ em cima de quem vendia.” Mas, para ele, a origem exata da fazenda segue sendo um mistério. “Ao meu ver, ela sempre esteve lá nos esperando. Já a sua compra e batismo ocorreram em 1985, até meu pai conhecer a bubalinocultura, em 1992.”

Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #2 da Revista do Queijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*