Localizada em São Roque de Minas/MG, a Fazenda Capão Grande vem mantendo viva a tradição familiar de produzir o autêntico queijo da região da Serra da Canastra. Tendo no comando o casal Carlos Henrique Soares e Solange Aparecida Vieira Soares, ao lado do filho Gustavo Henrique Vieira Soares, ela está entrando na sua quinta geração de produtores.
“A fazenda está nas mãos da família desde 1944, era dos avós do meu marido. Nós fomos apenas aprimorando a produção do leite, do queijo e da criação do gado. O queijo faz parte da cultura das pessoas da região. Hoje, com meu filho Gustavo, de 21 anos, é a quinta geração nesta fazenda que está produzindo queijo”, começa contando Solange.
Professora estadual e municipal, ela abriu mão da docência no município para ter mais tempo de se dedicar à produção queijeira. No começo, ajudava o marido na venda da produção: ele levava os queijos a cavalo para ela vender na cidade. Depois de um longo período de 16 anos sem produzir queijo, a atividade foi retomada em 2015. “Eu me reencontrei produzindo e vendendo queijo, porque amo fazer isso, mas ainda continuo professora no estado.” Segundo ela, a proposta é continuar na produção dos queijos e de produtos artesanais com qualidade e tradição.
Quer ler a matéria completa? Adquira a edição #1 da Revista do Queijo.
Deixe um comentário